
MUDAS NATIVAS
Desde de 2000
Plante Mudas Nativas
MOGNO AFRICANO (Esp écie Exótica)
Nome Científico
Khaya ivorensis, também chamada de mogno africano ou mogno de Lagos, é uma árvore de floresta alta com um tronco reforçado na família Meliaceae.
Origem
O Mogno Africano é uma espécie exótica, nativa da África e foi introduzida no Brasil como uma nova alternativa para produção de madeira nobre, a fim de diminuir o desmatamento de florestas nativas e atender a demanda do mercado madeireiro.
Características
É uma árvore de porte elevado, caducifólia (cai as folhas na seca) nos climas áridos, atingindo na natureza alturas de 40 m a 50 m e DAP de até 200 cm.
O caule é retilíneo, o sistema radicular tabular é bastante vasto.
Em condições favoráveis tem tido incremento de até 40 m³/ha/ano.
Características Especiais
Todas as espécies africanas são resistentes ao ataque da praga do broto terminal (Hipsiphyla grandella); diferente do mogno nacional (Swietenia macrophylla) que pode ser atacado por esta praga quando em plantio homogêneo. E é a espécie de melhor crescimento no Brasil e a mais procurada pelos reflorestadores.
Ambiente
O mogno-africano tem bom desenvolvimento em solos de terra firme, preferencialmente em locais com clima tropical úmido, mas também se adapta bem a regiões de clima subtropical
Finalidade
O Mogno Africano tem uso comercial bastante diversificado, devido às características tecnológicas e à beleza da madeira, que apresenta também uma elevada durabilidade, além de ser fácil de trabalhar e secar, porém de difícil impregnação.
É usada em movelaria, faqueado, construção naval e em sofisticadas construções interiores. O mercado europeu consome principalmente a madeira da espécie Khaya ivorensis.
