
MUDAS NATIVAS
Desde de 2000
Plante Mudas Nativas
CEDRO AUSTRALIANO (Espécie Exótica)
Nome Científico
O cedro-australiano pertence à família Miliaceae , Toona ciliata var.australis...
Origem
Originário das regiões tropicais da Austrália adaptou-se muito bem no Brasil, onde encontrou ótimas condições para o seu desenvolvimento vegetativo e para a produção de madeira.
Características
A espécie não suporta solos argilosos compactados e nem solos arenosos pobres. Na região da Zona da Mata de Minas Gerias, essa espécie (Toona ciliata) tem-se desenvolvido muito bem tanto em solos planos quanto em solos com declividade acentuada, sobretudo quando plantada em consórcio com a cultura do café arábica.
É uma espécie semi-esciófila, apta a suportar leve sombreamento na fase juvenil. Resistente ao ataque da Hipsiphyla grandella (broca do broto terminal) que ataca as espécies brasileiras Cedrella odorata e Cedrella fissilis.
Ambiente
A espécie Toona ciliata M.Roem. cresce em áreas com precipitação anual entre 800 e 1.800 mm com 2 a 6 meses de seca, apresenta bom crescimento em regiões de 100 a 1.500 m de altitude. Quanto a temperatura, a espécie sobrevive a temperaturas mínimas absolutas pouco abaixo de 0ºC.
Finalidade
Toona ciliata var.australis possui madeira similar à madeira do cedro brasileiro ( Cedrela odorata e Cedrela fissilis ), tendo as mesmas qualidades e sendo utilizadas para os mesmos fins. Apresenta coloração avermelhada brilhante, com bonitas figuras, é fácil de trabalhar e apresenta moderada resistência a cupins com durabilidade mediana. Seu peso específico varia entre 0,46 a 0,64 g/cm³.
